segunda-feira, março 26, 2012

Informações sobre o roteiro


Pra começar, vamos ver o que significa Austral.

Austral é a denominação geográfica relativa ao hemisfério sul, situado no sul.
Por isto que esta rodovia no Chile, a CH-07, chama-se Carretera Austral.
Porque corta a região mais ao sul do Chile.

A mesma coisa é Ushuaia, considerada a cidade mais Austral - ou ao sul - do planeta. Se você olhar o mapa mundi, vai ver do que estou falando. Ushuaia fica realmente no ponto habitado mais ao sul da terra. Mais ao sul do que isto só a Antartida! Cá entre nós, na verdade, existe uma vila, chamada Cabo Hornos, que fica um pouco mais ao sul ainda, mas na parte Chilena. Mas os argentinos dizem que não é uma cidade, e por isso não vale! Então para todos os efeitos, fica sendo considerado Ushuaia como a cidade mais ao sul do mundo...

Vamos ver agora um resumo de cada uma das rotas que iremos atravessar durante a nossa grande viagem.

RUTA03


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A Ruta Nacional 3 é uma rodovia argentina, que percorre o país de norte a sul, desde a província de Buenos Aires até a província da Terra do Fogo. A rodovia inicia-se na Ruta Provincial 4, e percore 3.074 km até a ponte sobre o Rio Lapataia. O percurso encontra-se asfaltado até o Paso Integración Austral.

A rodovia sofre uma interrupção entre os km 2674 e 2696, devido à presênça do Estreito de Magalhães. Por isso o acesso entre as províncias de Santa Cruz e Terra do Fogo é efetuado através do Chile, pela Ruta CH-255 e Ruta CH-257 de 57 km ao norte do Estreito e outra pavimentada com trechos de "ripio", de 148 km ao sul. A travessia do Estreito de Magalhães realiza-se em 20 minutos por um "ferryboat" que percorre 4,65 km.

De acordo com o Decreto 1931 de 3 de agosto de 1983 esta rodovia chama-se Comandante Luis Piedrabuena ao sul da RN 22, a partir do km 719.
Nós iremos rodar sobre a Ruta03 praticamente inteira, desde a Bahia Lapataia até Buenos Aires, já na volta da viagem, saindo de Ushuaia. Veja no mapa:





RUTA40

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A Ruta Nacional 40 também é uma rodovia argentina, que percorre o país de sul a norte desde a província de Santa Cruz até a divisa com a Bolívia, tornando-se desta forma a mais extensa rodovia da Argentina. A rodovia corre paralela à Cordilheira dos Andes, incluindo trechos próximos ou em Parques Nacionais.

Percorre várias das regiões turísticas e dos atrativos mais importantes do território argentino. A rodovia percorre 5.224 km: começando ao nível do mar, atravessa 20 parques nacionais, 18 importantes rios, conecta 27 passos de montanha na cordilheira e sobe a 5.000 metros de altitude na Abra del Acay em Salta.

Como a legendária U.S. Route 66 dos Estados Unidos, a ruta 40 é um emblema da Argentina. Esta rodovia cruza 11 províncias: Santa Cruz, Chubut, Rio Negro, Neuquén, Mendoza, San Juan, La Rioja, Catamarca, Tucumán, Salta e Jujuy.

Através desta rodovia pode-se chegar a El Calafate, próximo do Glaciar Perito Moreno, Lago Puelo, El Bolsón, Bariloche, Chos Malal, a Rodovia do Vinho nas províncias de Mendoza e San Juan, sítios de fósseis de dinossáuros na Província de San Juan, águas termais em Catamarca, as Ruinas de Quilmes, os Vales Calchaquíes e a Puna.

Nesta rodovia foram realizadas algumas obras de pavimentação desde o ano de 2004, pois este percurso foi decretado pela Secretaria de Turismo como um produto turístico nacional, o que permitiu assegurar mais fundos para a construção desta rodovia. Em 2006 a ruta 40 estava pavimentada em aproximadamente 48% da sua extensão.

Neuquén e Río Negro são as únicas províncias onde a rodovia está totalmente pavimentada, ao passo que em Salta e Jujuy há poucos trechos com pavimento.

Na ida da nossa viagem, iremos passar por esta famosa e mítica rodovia, no trecho entre El Calafate e Perito Moreno, alternando trechos de rípio e asfalto. Mas dizem que as obras para asfaltar estão bastante adiantados, e que daqui a um ou dois anos termina.


CARRETERA AUSTRAL


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A Carretera Austral (Ruta CH-7) é uma rodovia localizada no sul do Chile. Seu traçado atual de 1.240 quilômetros une Puerto Montt a Villa O'Higgins na comunidade de O'Higgins, sendo a principal via de transporte terrestre da Região de Aisén e da Província de Palena na Região de Los Lagos, permitindo a ligação com o resto do território chileno.
Devido às complicadas características geográficas do território, no qual predominam os Andes Patagônicos, lagos, turbulentos rios e a presença de campos de gelo, a rodovia está em permanente manutenção. Grande parte da rodovia ainda não é pavimentada.
Mesmo assim, é considerada uma das rodovias mais belas do mundo, e comparada em beleza à estrada que corta as montanhas rochosas do Canadá.
Sua construção iniciou-se em 1976 por ordem do Regime Militar, sendo um dos projetos mais caros e ambiciosos de todo o século XX no Chile. O trabalho dos membros do Exército do Chile habilitaria os diferentes trechos da rodovia ao longo dos anos 1980 permitindo a conexão da Patagônia Chilena com o resto do país após anos de isolamento. A rodovia ainda não está completa e vários trechos são percorridos através de balsas, principalmente na parte setentrional da província de Palena, entre Hornopirén e Caleta Gonzalo. Em 2007, o Ministério de Obras Públicas do Chile anunciou a modernização da rodovia, pavimentando 330 quilômetros entre Chaitén e Coihaique e a construção do trecho terrestre entre Hornopirén e Caleta Gonzalo, cruzando o Parque Pumalín.

Não faremos a Carretera Austral inteira, por falta de tempo. Está programado percorrermos o trecho entre Cochrane e Futaleufu.


*Fonte: Adaptação Marcio Alves Roberto - GSA MS

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